A Dra. Thaiz Ochoa foi entrevistada pelo Blog Corrida para Todos, especializado em competições de corrida, do caderno de Esportes do Jornal o Estado de S. Paulo.

Na matéria, Dra. Thaiz explica que o câncer de pele é um tumor de pele maligno, provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Existem três tipos de cânceres de pele: O carcinoma basocelular, mais frequente e com alto percentual de cura; o carcinoma espinocelular, de incidência média e o melanoma, o tipo mai sgrave e mais raro. Em qualquer um dos casos, a doença é curável se detectada em um estágio inicial.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados para o Brasil mais de 2900 casos novos de câncer de pele melanoma por ano em homens e mais de 3300 em mulheres, enquanto que os casos não melanoma estimados chegam à casa dos mais de 85 mil casos em homens e 80 mil em mulheres.

“A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos, e a maioria dos casos está associada à exposição excessiva ao sol ou ao uso de câmaras de bronzeamento”, explica Dra. Thaiz Ochoa.

Vamos às dicas:

  1. Consultar o índice UV em seu celular prevista para o hora e local (da exposição ao sol);
  2. Índice UV acima de 5: roupas, chapéus e óculos com protetores UV;
  3. Longos períodos de exposição: avaliar o uso de protetores stickers na face;
  4. Para períodos de exposição de até 2 horas e índice UV acima de 5 – sempre optar por roupa e chapéu com protetor, mas podem usar o protetor solar mais seco nas áreas expostas;
  5. Lembre do protetor labial. Eu sei, gosto amargo, mas essencial;
  6. E acima de tudo não esqueçam de tomar muita água, pois a desidratação é perigosa e, associada ao excesso de sol, forma uma dupla explosiva. Muita água, sempre.

Veja a íntegra da matéria da jornalista Silvia Herrera, com entrevista da Thaiz Ochoa no Blog Corrida para Todos, no Estadão.